segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

SIGNIFICADO DA TRIQUETA.





A Triqueta ou Triquetra é um simbolo tripartido composto por três (vésicas pisces) entrelaçadas, marcando a intersecção de três círculos. É comumente utilizada como um símbolo da Santíssima Trindade (Pai, Filho e Espírito Santo) pela Igreja Cristã Céltica. Ela também pode aparecer representada por três peixes entrelaçados.



O Símbolo da Triqueta antecede o cristianismo e provavelmente um símbolo Celta antigo. Símbolo tríplices eram muitos comuns nos mitos e lendas celtas. Essa é uma das possíveis razões para a fácil aceitação de crenças cristãs pelo povo celta.

A Triqueta tornou-se um símbolo cristão bem adequado, já que se incorpora um outro popular símbolo cristão, o peixe, tornando-se uma perfeita representação do conceito da trindade cristã. As vezes é representado dentro de um círculo para enfatizar o aspecto de unidade.

Alguns escritores e teóricos da conspiração afirmam que a Triqueta é um símbolo satânico, alegando ser uma forma estilizada do número 666, uma alusão ao número da besta no livro do apocalipse. Isso, no entanto, é um anacronismo, já que a triqueta de peixes entrelaçados é um símbolo cristão que remota aos primeiros séculos. O significado satânico supostamente atribuído ao símbolo é uma criação de evangélicos de fundamentalistas modernos.




Nota: A vesica piscis é um nome de uma bolsa de ar que os peixes tem internamente e que auxiliam na flutuação. As catedrais góticas utilizam esse desenho geométrico em abundância na sua arquitetura. O símbolo é muito antigo, representando em muitos casos uma genitália ou um ventre, vindo por isso a ser associado à fertilidade. É também um símbolo representativo da manifestação do universo.


Fontes:
LAWLOR, Robert. Geometria sagrada. Tradução de Maria José García Ripoll. Madrid: Del Prado, 1996.

Nenhum comentário:

Postar um comentário